A DOC Galeria abre no dia 28 de outubro, às 19h30, a mostra Mar de Homens, retorno a Bitupitá, com 20 obras do fotógrafo Roberto Linsker. Trata-se de uma despedida do projeto que, através de uma exposição itinerante e de um livro, circulou pelo Brasil por quase 10 anos. A exibição na DOC Galeria é a última escala das fotos que, em 2015, partem para onde tudo começou: a comunidade de pescadores de Bitupitá, no Ceará. Lá, as imagens tomarão as casas de seus moradores – alguns personagens ilustres do projeto. “Será quase como uma mostra permanente, eterna enquanto dure e de frente para o mar”.

As fotografias em preto e branco foram captadas entre os anos de 1992 e 2005, em inúmeras jornadas. “Mas a maior parte foi produzida entre 1997 e 2005. De lá pra cá, mudamos de século, de milênio, mudamos do analógico para o digital, mudamos, de um Brasil que vivia às escuras nos seus distantes sertões, para um Brasil mais alumiado, mas nem sempre mais iluminado”, explica Linsker, que nas imagens mostra seu olhar sobre a relação do homem com o mar. Durante suas viagens ao longo de todo litoral brasileiro, o fotógrafo conviveu com pescadores e suas famílias. E os retratou, na lida e na vida, com delicadeza.

DOC_RobertoLinsker_10

Um dia, Deto, o pescador que aparece no primeiro plano da fotografia ícone do projeto e com quem Linsker mantem amizade há quinze anos, o convidou para o casamento da sua cunhada. “De São Paulo voei para Fortaleza, aluguei um carro e rodei quatrocentos quilômetros para já no escuro chegar àquela derradeira praia do Ceará, quase Piauí. No dia seguinte, passeando pelas ruas de Bitupitá, moradores me cumprimentaram e me convidaram para adentrar suas casas. Senti cordialidade no ar. Só mais tarde a ficha caiu: Bitupitá tem um que de Passárgada, no sentido de ser um local desconhecido para muitos….O ensaio Mar de Homens, para minha alegria, tinha dado ao vilarejo um destaque no mapa brasileiro”, conta Linsker.

 

Exposição: Mar de Homens, retorno a Bitupitá, de Roberto Linsker

Abertura: 28 de outurbo, às 19h30

Visitação: De 29 de outubro a 21 de novembro de 2014

De segunda a sexta: das 11 às 13h e das 14 às 19h

DOC Galeria: Rua Aspicuelta, 662, Vila Madalena, São Paulo

contato@docgaleria.com.br – Tel.: (11) 3938-0130