NINJA – Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação, inaugura no Senac Lapa Scipião a exposição Fotografia Insurgente na próxima terça, dia 14 de janeiro, a partir das 20hs. Com curadoria da DOC Galeria a Mídia NINJA convida 10 representantes da fotografia brasileira para compor um ensaio coletivo dedicado à compreensão dos temas e dos autores dessa geração de 2013.
bxP1240316

Em 2013, o fotojornalismo brasileiro viveu uma experiência nas ruas que há muito não vivia. Foram meses de manifestações que nasceram a partir do aumento da tarifa do transporte público e num pulo  esses protestos migraram e se espalharam para outras áreas também. Uma geração de jovens fotógrafos a bordo de suas câmeras fotográficas invadiu as ruas e não seria leviano dizer que junho de 2013 é o evento horizontal mais importante politicamente desde o levante contra a ditadura militar, nos anos 60. Diferentemente daquela época, onde a fotografia analógica era um limitador, agora milhares ou milhões de imagens digitais das ruas de todo o país surgiram, pulverizadas pelo fenômeno das redes sociais.  Fotografias mais estéticas, cruas, conceituais, em diversos formatos e tamanhos introduzem definitivamente essa nova geração protagonista da explosão de narrativas e coletivos. O material selecionado para esta coletiva é parte do debut dessa turma de profissionais experimentada nas redes e ruas ao mesmo tempo em que trabalha no resgate da auto estima do fotojornalismo do país. No meio desta turba a Mídia NINJA, principal linguagem da nova forma de tratar a informação de rua, personagem saliente desse novo momento, elege 10 representantes da fotografia brasileira para compor um ensaio coletivo dedicado à compreensão dos temas e dos autores da geração 2013. Toda essa mudança traz mais reflexão social para que nosso país siga no rumo das mudanças tão necessárias. É isso que esperamos. [DOC Galeria]
Fotógrafos convidados: Danilo Arenas/12PM (São Paulo/SP), Davi Pinheiro/Coletivo Nigéria (Fortaleza/CE), Drago/SelvaSP (São Paulo/SP), Felipe Dana (Rio de Janeiro/RJ), Franzie de Sousa/Coletivo Nigéria (Fortaleza/CE), Gabriel Brambrati/12PM (São Paulo/SP), Gabriela Batista (São Paulo/SP), Leonardo Carrato/Coletivo Carranca (Rio de Janeiro/RJ), Ramiro Furquim/Sul21 (Porto Alegre/RS) e Rodrigo Zaim/RUA Coletivo (São Paulo/SP).
Fotógrafos Mídia Ninja: Christian Braga/NINJA (Belém/PA), Gian Martins/NINJA (Juiz de Fora/MG), Marco Ninni/NINJA (Brasília/DF), Rafael Vilela/NINJA (São Paulo/SP) e Thiago Dezan/NINJA (Cuiabá/MT).
Serviço
Expo Ninja 2013 – Fotografia Insurgente
Abertura: terça, 14 de janeiro, às 20hs.
Local: Senac Lapa Scipião, Rua Scipião 67, Lapa, São Paulo/SP. Contato: lapascipiao@sp.senac.br, 11 3475-2200.
Período: de 14 de janeiro a 28 de fevereiro.
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8 às 21 horas e aos sábados das 8 às 15 horas.