abismo+inquietacoes_024

Georgia Quintas e Ricardo Labastier durante o lançamento dos livros “Inquietações fotográficas – Narrativas poéticas e crítica visual” e ” Inquietações Fotográficas”, na DOC Galeria. [foto Vinicis Assencio]

Terça-feira, dia 26 de agosto, a DOC Galeria lançou dois livros da antropóloga pernambucana Georgia Quintas, professora e pesquisadora no campo da teoria, filosofia e crítica da imagem fotográfica. Duas contribuições preciosas para a discussão sobre a linguagem fotográfica e sua reflexão, sendo uma delas em parceria com o fotógrafo Ricardo Labastier. “Abismo da carne” e “Inquietações fotográficas – Narrativas poéticas e crítica visual” foram aprovados no XIII Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia numa parceria entre o blog Olhavê e a editora Tempo d’Imagem. Dois livros, com textos em português e espanhol, que contribuem para a compreensão de temas como a pesquisa curatorial e o processo criativo do artista, e promovem discussões sobre a linguagem fotográfica e sua contemporaneidade.

“Abismo da carne” é resultado da pesquisa de Georgia no acervo do fotógrafo pernambucano Ricardo Labastier e tem como proposta difundir a discussão processual da poética autoral e os desdobramentos de discurso crítico, expondo o processo de análise dos arquivos levando em consideração a visão do fotógrafo e da curadoria. Nele estão imagens dos ensaiosLumariaAos olhos do pai e Oxalabá. Essa investigação resultou na exposição “Abismo da carne” que depois de inaugurada em SP na DOC Galeria, Montevidéu/UY e Tiradentes/MG.

A outra publicação, “Inquietações fotográficas – Narrativas poéticas e crítica visual”, traz a fotografia através do que ela propõe além da própria imagem, ou seja, do processo de existência da imagem ante o fotógrafo, a recepção dela e seus desdobramentos de leitura do contexto que a originou e que a interpreta. Fruto das pesquisas e textos reflexivos sobre a imagem fotográfica que Georgia Quintas tem escrito e apresentado nos últimos anos, o livro se constitui de 31 textos. Proporcionar a visão crítica e de construção de conhecimento no campo da reflexão da fotografia é o principal objetivo dos dois livros.

SOBRE OS AUTORES

Georgia Quintas [Recife, PE, 1973]

Antropóloga, professora e pesquisadora no campo da teoria, filosofia e crítica da imagem fotográfica. Doutora em Antropologia pela Universidade de Salamanca (Espanha), mestre em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pós-graduada em História da Arte pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP/SP. Autora dos livros: Man Ray e a Imagem da Mulher – A vanguarda do olhar e das técnicas fotográficas (2008) e Olhavê Entrevista (2012). Atualmente, desenvolve pesquisa de Pós-doutorado em Comunicação e Semiótica na PUC/SP com ênfase em processos criativos. É curadora independente e escreve sobre fotografia no blog Olhavê.

Ricardo Labastier [Olinda, PE, 1972]

Ricardo estudou na Escola Superior de Comunicação e Marketing, em Recife. Inicia-se na fotografia aos 18 anos, realizando ensaios fotográficos sobre a religiosidade no sítio histórico da sua cidade de origem. No ano de 1995 é selecionado com trabalho em preto e branco para o I Salão Nacional de Fotografia da Paraíba. Desde então atua no cenário nacional da fotografia realizando suas experiências artísticas e editoriais. Expõe em salões de fotografia no Brasil e no exterior, produz ensaios para livros e publicações diversas, tais como revistas, jornais, catálogos, cenários entre outras participações. Ricardo Labastier tem obras no Clube dos Colecionadores de Fotografia do Mamam (Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, Recife) e Coleção Pirelli/Masp (Museu de Arte de São Paulo). Em 2013 inaugurou na DOC Galeria a exposição “abismo da carne”, com curadoria de Georgia Quintas.

SERVIÇO

Abismo da carne

Autores: Ricardo Labastier e Georgia Quintas

Edição: Olhavê e Tempo d’Imagem

Formato: 16x21cm, 64 páginas

Ano: 2014

Inquietações fotográficas – narrativas poéticas e crítica visual

Autora: Georgia Quintas

Edição: Olhavê e Tempo d’Imagem

Formato: 15x23cm, 216 páginas

Ano: 2014